Chile – Punta Arenas

Situada no extremo sul do Chile, Punta Arenas é uma pequena e pacata cidade portuária. Parada dos grandes cruzeiros, é um lugar bem legal para se conhecer as maravilhosas paisagens da Patagônia, do Estreito de Magalhães e da gélida Antártica Chilena.

Navegando pela Patagônia Chilena.

Situada no extremo sul do Chile, Punta Arenas é uma pequena e pacata cidade portuária. Parada dos grandes cruzeiros, é um lugar bem legal para se conhecer as maravilhosas paisagens da Patagônia, do Estreito de Magalhães e da gélida Antártica Chilena.

Vindo de Ushuaia na Argentina, Punta Arenas foi uma parada em que não fiz os passeios que foram oferecidos pelo pessoal do cruzeiro (Princess Cruises).

Então, desembarcamos (eu e a minha irmã) do navio em um pequeno barco e atracamos em um pier da cidade. Bem, a ida foi tranquila, mas a volta foi meio tensa. O clima e as condições do mar mudam rapidamente, de um mar calmo, passou a um mar bem revolto.

A pacata cidade no extremo sul do Chile, Punta Arenas.

Um conselho: vá com casaco de frio, gorro, calça, calçados confortáveis e não se esqueça do mapa da cidade (nem todos os lugares tem WiFi). A temperatura máxima, mesmo no verão, é de 15 °C. O vento é gelado no verão, imagine no inverno.

Andando pela cidade, começamos a perceber, pelos monumentos, prédios, ruas, que a região não tem muitas raízes chilenas (apesar de ser uma cidade chilena…).

Há o predomínio dos descendentes de espanhóis, suíços, iugoslavos, galeses, ingleses e principalmente de croatas (estima-se que mais de 50% dos habitantes possui descendência croata).

Interessante, isso não é só em Punta Arenas, mas na maioria das cidades do extremo sul do Chile, existem muitas raizes europeias. Reparem pelas fotos, que a cidade é limpíssima, organizada, bem pacata e aconchegante.

Conhecendo os pontos turísticos: caminhando.

  • Plaza de Armas, Palácio Sara Braun e Catedral de Punta Arenas: 

O nome da Plaza de Armas é  Plaza Benjamín Muñoz Gamero. Ao lado da praça fica o Palácio Sara Braun, obra arquitetônica trazida da Europa que ilustra a alta sociedade puntarenense, era o lar da russa Sara Braun e do português José Nogueira (pioneiro na criação de ovelhas, uma das principais fontes econômicas de Punta Arenas).

Do outro lado da praça temos a Catedral de Punta Arenas, também chamada de Catedral do Sagrado CoraçãoParóquia do Sagrado Coração de Jesus.

  • Monumento à Fernão de Magalhães e a Estátua do Índio Aonikenk: 

Localizados na Plaza de Armas, é um dos lugares mais visitados da cidade. Dizem que se você der um beijo no pé do índio, voltará à Punta Arenas (tá bem lustrado e limpo…rsrsrs).

  • Cemitério Municipal:

Sei que parece meio estranho visitar um cemitério, mas o Cemitério Municipal de Punta Arenas mostra-nos como foi a história da cidade e é também um dos pontos turísticos mais visitados.

Cada grupo de descendentes e famílias tradicionais tem um espaço próprio, existem belos e bem cuidados bosques, jardins e capelas.

  • Santuário Maria Auxiliadora e a Zona Franca de Punta Arenas:

A Igreja Maria Auxiliadora é um ponto de referência importante da cidade e existe também a Zona Franca (nós andamos quase 4 a 5 km da Plaza de Armas até lá.

Bem, na volta, viemos de táxi mesmo…rsrsrs). A Zona Franca de Punta Arenas é uma parada para as compras (realmente alguns itens como vestimentas e perfumes estão mais baratos que no Brasil).

  • Reserva Nacional de MagalhãesIlha MagdalenaMirante Cerro de la CruzOrla de Punta Arenas:

Algumas fotos já foram mostradas anteriormente da orla de Punta Arenas (a do letreiro). Outros lugares, aonde possivelmente existam os pinguins, eu não conheci, uma pena !!! Que tal na próxima vez !!!

Back To Top