Argentina – Ushuaia

Ushuaia é a capital da província de “Tierra del Fuego”, está localizada na Patagônia Argentina. Muito frequentada por brasileiros e turistas de várias nacionalidades, a “cidade do Fim do Mundo” proporciona inúmeros passeios e belas paisagens tanto no inverno, quanto no verão.

Passando pelo Cabo Horn e navegando pelo Canal de Beagle.

Antes de chegar a Ushuaia pelo Canal de Beagle, o cruzeiro da Princess Cruises , passou pelo Cabo Horn (o ponto mais meridional da América do Sul, pertencente ao Chile).

É importante destacar que a região do Cabo Horn , era a rota obrigatória dos navios mercantes que passavam pelos Oceanos Atlântico e Pacífico, antes da construção do Canal do Panamá.

São várias e heroicas histórias sobre estes navios (por curiosidade, pesquisem no Youtube), pois a região é muito castigada por ondas gigantes, ventos fortes e tormentas (comprovado perto das Ilhas Falklands).

Chegando a Ushuaia na Argentina.

Ushuaia está localizada na Patagônia Argentina, na província de “Tierra del Fuego”. Muito frequentada por brasileiros e turistas de várias nacionalidades, a “cidade do Fim do Mundo” proporciona inúmeros passeios e belas paisagens tanto no inverno, quanto no verão.

Também é considerada a cidade mais austral do mundo (há controvérsias em relação a este título com o chilenos).

Visitei Ushuaia no verão, desembarcamos em um porto de passageiros, composta por uma pequena área alfandegária e lojas de produtos típicos da cidade. Aproveitem para comprar gorros e luvas, porque irão precisar, a temperatura, mesmo no verão, é baixa.

Um pequeno alerta que o pessoal faz: já que a maioria dos cruzeiros também passa pelas Ilhas Falklands (Malvinas), é deselegante descer em Ushuaia com algum produto (geralmente, camisetas, bonés…) comprado nas Ilhas Malvinas

Logo após você passar a alfândega, existe uma praça com vários quiosques que oferecem passeios. No inverno: os passeios são para as pistas de esqui, trekking e também para a prática de esportes de inverno, as mais famosas são a Glaciar Martial, a Glaciar Vinciguerra e o Cerro Castor.

Durante o ano: as excursões são para navegação de barco pelo Canal/Estreito de Beagle; andar no Trem do Fim do Mundo e visitar a Laguna Esmeralda.

Fazendo um City Tour por Ushuaia.

Um dos passeios que fizemos foi o City Tour Double Decker Ushuaia, um ônibus azul bem antigo (ou melhor, bem caracterizado…), o embarque é na praça dos quiosques, a Plaza Cívica.

No ônibus de dois andares, observamos os restos do navio encalhado São Cristóvão, a réplica do Farol do Fim do Mundo, uma estação de esqui desativada, um lago de patinação usada no inverno, passamos pelo centro comercial (calles MaipúSan Martín), pelo museu marítimo e pelo museu do presídio desativado de Ushuaia e paramos para apreciar a vista da cidade no Paseo del Centenário.

O preço do passeio foi de US$ 10,00 por pessoa. Apesar do peso argentino ser desvalorizado em relação ao real, a cidade vive do turismo e os preços são um pouquinho inflacionados em alguns períodos do ano. Há também o Ushuaia City Train, mas deu pra perceber que o passeio do ônibus é o mais procurado.

Passeio pelo Canal de Beagle.

Outro famoso passeio é pelo Canal/Estreito de Beagle (Beagle Channel). Navegando pelo canal com um catamarã que sai do píer turístico de Ushuaia, passamos pela ilha dos Pássaros e também por pequenas ilhas do Parque Nacional da Terra do Fogo, observamos lobos marinhos e aves que parecem pinguins (confundem muita gente, pinguim que é bom, acho que não vi, ou vi e não sei ?).

Enfim, Ushuaia é uma parada obrigatória para quem vai para a Patagônia Argentina, seja de navio, de avião (sim, eu vi um aeroporto lá) ou até por estrada (a Rodovia Panamericana, que vai do Alaska-EUA até Buenos Aires, mas tem um pedaço não oficial da rodovia que vai de Buenos Aires até Ushuaia) . 

Back To Top