Chile – Puerto Montt

Puerto Montt, ao sul do Chile, é a capital de um belíssimo lugar chamado de Região de Los Lagos. Os saltos do Rio Petrohué, com suas águas com tons azulados e esverdeados, os vulcões Osorno e Calbuco, os parques e reservas naturais e o grande lago Llanquiue fazem parte dessa região que maravilha e impressiona os turistas.

Conhecendo a Patagônia Chilena – Puerto Montt.

Puerto Montt é um importante ancoradouro turístico para os cruzeiros na Patagônia Chilena. É a maior e mais movimentada cidade da Região de Los Lagos, rodeada por lagoas, vulcões, montanhas e corredeiras.

Por ser um porto, é uma importante área econômica no sul do Chile. Andei um pouco por essa cidade, os principais lugares a serem visitados são o Mercado Angelmó e o shopping Paseo Costanera

Porém, as principais atrações turísticas ficam na vizinhança de Puerto Montt, na cidade de Puerto Varas (dizem que é parecidíssima com Gramado no Brasil….) e na charmosa cidade de Frutillar.

A “ciudad de las rosas” – Puerto Varas.

Conhecida como “ciudad de las rosas“, Puerto Varas mantém até hoje, a gastronomia, a arquitetura e as tradições alemãs.

Puerto Varas fica as margens do lago Llanquiue (um dos 3 maiores lagos da América do Sul) e perto do Volcán Osorno (o vulcão é gigante, dá pra vê-lo do centro da cidade).

Viajando de van, pela estrada que margeia o lago Llanquiue, observamos mais ao sul, outro vulcão, o Volcán Calbuco. Este vulcão que fica na Reserva Nacional Llanquiue, entrou em erupção recentemente, em 2015. O Osorno também é um vulcão ativo e pasmem !!! existe mais um vulcão ativo e que recentemente entrou em erupção, o Volcán Puyehue.

Região dos Lagos – Saltos del Rio Petrohué – Volcán Calbuco e Osorno.

Bem, essa região dos lagos vale muito a pena ser conhecida, é muito bonita. Um conselho, pesquisem antes sobre essa região, o guia explica bem, mas tem muita história a ser contada.

É uma região com vulcões (Osorno, Calbuco e Puyehue), várias reservas e parques naturais (Reserva Nacional Llanquiue, Parque Nacional Alerce Andino , Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e o maior, o Parque Nacional Puyehue), temos as estações de esqui (Osorno e Antillanca) e também os vários lagos (Llanquiue, Rupanco, Todos Los SantosPuyehue e Chapo).

Aliás, o Lago de Todos Los Santos dá origem ao Rio Petrohué e aos Saltos del Rio Petrohué no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. O parque foi nossa última parada, tem um boa infraestrutura para turistas e trilhas bem sinalizadas, porém o ideal é chegar bem cedo, pois o movimento é grande.

A grande atração do parque são os saltos, impressiona os tons azuis e verdes da água e a quantidade de gente fazendo “selfies”. Outro detalhe, que a leste já no lado Argentino, fica a conhecidíssima cidade de Bariloche.

Back To Top