Brasil – Bahia – Porto Seguro

A agitada Porto Seguro é uma cidade costeira situada no sul da Bahia. Com um clima bem tropical do nordeste brasileiro, Porto Seguro tem como principais pontos turísticos, as suas famosas praias e os seus lugares históricos.

Conhecendo a Costa do Descobrimento, Porto Seguro.

Rica em história, na cultura indígena e também em praias com uma beleza natural ímpar, Porto Seguro tem vários lugares legais para se visitar. No percurso do aeroporto ao hotel, já dá pra avistar os principais pontos turísticos: o Marco do Descobrimento, o Centro da Cidade, a Passarela do Descobrimento e a Balsa para Arraial d’Ajuda. Dica econômica: Lá funcionam os aplicativos de transporte (Uber e 99) e o transporte público é bem tranquilo, compensa !!!

Fiquei hospedado no Portobello Park Hotel, a umas 2 quadras da famosa Praia de Taperapuã. E pra quem gosta de muvuca, fica também perto das áreas de lazer de Axé Moi e de Tôa Tôa. Em março, é considerado um período de baixa temporada, porém a cidade ainda tem muitos turistas. Imagine então, o período de alta temporada !!! Separei alguns desses lugares em que fui, confira!!! 

Lugares para ir em Porto Seguro

As praias são os melhores lugares de Porto Seguro: a agitada e badalada Praia de Taperapuã, com as famosas barracas Tôa Tôa e Axé Moi , a familiar e menos movimentada Praia de Mundaí, com várias cabanas e com mar azul e bem calmo e a bela e histórica Praia de Coroa Vermelha, com boas opções de restaurantes e atividades.

A Praia de Coroa Vermelha fica um pouco mais afastada e na verdade, pertence a cidade vizinha Santa Cruz Cabrália. É possível ir de ônibus de Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália, num trajeto bem tranquilo. Como era um período de lua cheia e com maré bem baixa, apareceram várias piscinas naturais e um caminho na areia, dando a impressão que você estava caminhando no meio do mar. Caminhei pelo centro da cidade, aonde fui na Feirinha de Coroa Vermelha, que possui vários produtos indígenas, visitei o lugar onde foi realizada a primeira missa do Brasil e também fui na Aldeia Indígena Pataxó.

O Centro Histórico de Porto Seguro é uma região que nos remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, com as casas e monumentos bem conservados. Tem destaque o Marco do Descobrimento, o Farol de Porto Seguro, o Museu Histórico de Porto Seguro e a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Por fim, a Passarela do Álcool ou Passarela do Descobrimento, rodeada por bares e restaurantes, é o point gastronômico e da intensa animação da cidade.

Arraial d’Ajuda e a famosa Praia do Espelho.

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, com várias praias bonitas e um mar bem calmo. Para visitá-la, peguei uma balsa do centro de Porto Seguro, atravessando o Rio Buranhém. Confira sempre os horários das balsas e informações sobre o distrito no site (https://www.arraialdajuda.tur.br/). Após a travessia, que leva uns 10 minutos, comecei caminhando pela Praia do Apaga-Fogo e Ponta do Apaga-Fogo e fui até a Praia de Mucugê, entre elas tem a Praia de Araçaípe e a Praia dos Pescadores. Na verdade é uma faixa contínua, só se consegue distinguir qual praia é, pelas barracas na beirada de cada uma delas.

No município de Curuípe, pertinho de Trancoso, está localizada uma das melhores praias do Brasil, a Praia do Espelho. De Porto Seguro à Praia do Espelho são aproximadamente 45 quilômetros, sendo um pedaço por rodovia e um bom tanto por estrada de terra. Eu fui de van de passeio que peguei em Porto Seguro, é mais em conta, pois já vem com a reserva da barraca em que você ficará e também não precisa pagar o estacionamento do carro. Prefira, sempre um dia ensolarado, pois com chuva não tem muito o que se fazer por lá.

A Praia do Espelho é bem tranquila, as águas são quentes e transparentes, é circundada por grandes falésias e o céu azul é refletido na água, parecendo mesmo um espelho. Enfim, uma praia com um cenário exuberante. Aproveitei para caminhar pela praia e também conhecer a Praia do Curuípe.

Back To Top