Brasil – Paraíba – João Pessoa

João Pessoa, a agradável capital da Paraíba, possui bonitas praias na sua orla bem preservada e um povo bem hospitaleiro.

Conhecendo a agradável capital da Paraíba.

João Pessoa, a agradável capital da Paraíba, é uma das menores e mais antigas capitais situadas no Nordeste Brasileiro. É bem arborizada, com prédios bem baixos na sua orla, o que deixa a cidade com uma bela vista para suas praias urbanas.

Situada perto de Recife/PE e de Natal/RN, pode-se aproveitar para conhecer as 3 cidades numa mesma viagem. Eu cheguei de avião no Aeroporto Internacional Castro Pinto, que fica em Bayeux (município pertinho de João Pessoa..até hoje não sei como se fala esse nome…), peguei um táxi (não existia Uber nessa época…) para ir ao Nord Easy Ondas do Atlântico na Praia do Cabo Branco.

Caminhando pela orla de João Pessoa – Avenida Cabo Branco.

Como foi uma viagem rápida de 4 dias, consegui conhecer a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) ; caminhar pela orla (Av. Cabo Branco) conhecendo as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra ; perto do Tambaú Hotel visitar o Mercado Público e o Centro Turístico de Tambaú; tomar um sorvete de frutas típicas do Nordeste e comer uma tapioca perto da Feirinha de Artesanato de Tambaú.

A Av. Cabo Branco é boa pra se conhecer também bem cedinho, o trânsito de veículos fica proibido das 5 as 8 da manhã.

No outro sentido da Av. Cabo Branco, caminhando conheci a Estação de Ciência, Cultura e Artes de Cabo Branco, o Mirante do Farol do Seixas e o Farol do Cabo Branco ; seguindo pelo Parque Ecológico Bosque dos Sonhos chega-se finalmente a Praia de Seixas e ao ponto mais oriental do Brasil e do continente americano, a Ponta de Seixas.

Apreciando o por do sol na recomendada Praia do Jacaré.

O lugar mais famoso porém é a Praia do Jacaré, aquele do saxofonista (Jurandy do Sax) que vai em uma canoa tocando o Bolero de Ravel ao por do sol, à beira do rio Paraíba.

Quando eu fui, era possível ver esse espetáculo dos bares que ficavam na beira do rio e também de barcos de dois andares que ficavam no meio do rio.

Porém, acho que agora não existe mais esses bares (foram derrubados), somente dá para assistir o saxofonista dos barcos e da beira do rio. Existia (não sei se existe ainda), uma vila com lojinhas de artesanato, souvenirs e roupas de praia. O pôr do sol nesse lugar é fantástico, vale muito a pena ver. Assista aqui a um vídeo do por do sol e do saxofonista.

Back To Top