Espanha – Toledo

Uma das cidades medievais fortificadas mais legais da Espanha. Tem vários monumentos medievais cristãos, judeus e muçulmanos.

De Madrid a Toledo.

Pra quem visita a Espanha, especificamente Madrid, não pode deixar de conhecer Toledo. É uma das cidades medievais mais encantadoras da Europa, rodeada de muralhas e às margens do Rio Tejo (esse rio verei novamente lá em Lisboa).

Possui influência árabe e gótica. É também chamada de “La Ciudad de las Tres Culturas”, por ter abrigado cristãos, muçulmanos e judeus. A convivência entre estas culturas é bem pacífica atualmente. É patrimônio da humanidade da UNESCO desde 1986 e possui vários castelos medievais, catedrais, monastérios e mesquitas.

A cidade de Toledo está a mais ou menos 70km de Madrid: de ônibus ou de carro demora uns 40 minutos para chegar. Mas, pode-se também ir de trem-bala da empresa RENFE, que é o melhor meio de transporte para se chegar em Toledo – é simples e bem rápido. 

Caminhando e conhecendo Toledo.

Eu fui de ônibus num percurso bate-volta de Madrid, prepare-se para andar bastante pela cidade, afinal a parte histórica fica morro acima.Como eu fui no final da primavera, quase verão, aconselho ir de roupa bem leve e com bastante proteção contra o sol, porque estava o sol estava castigante, com um calor de mais de 30ºC. 

A guia de turismo (bem simpática por sinal) da Europa Mundo nos orientou sobre o percurso, nem precisou muito do mapa. Entrei nas sinagogas, nas mesquitas e na catedral de Toledo: descobre-se muito sobre a cidade no interior delas.

Existem várias lojas que vendem principalmente facas e espadas medievais, e acreditem, são de tamanho original. Interessante mesmo é andar e se perder pelas inúmeras ruelas.

A comida é muito boa também (existe um doce muito gostoso chamado marzipan). Não fiquei em hotel em Toledo, mas escutei comentários sobre como é bom ficar à noite na cidade, como ela fica muito bonita iluminada.

Back To Top