Vaticano

Localizado em Roma, o Vaticano é uma cidade-estado soberano e um dos menores países do mundo. É sede da Igreja Católica, residência do Papa.

Visitando Roma e o Vaticano.

Localizado em Roma,  o Vaticano é um cidade-estado soberano, sede da Igreja Católica. Portanto como católico, não poderia viajar pela Itália e não conhecê-lo.

O Papa é o chefe do Estado, tanto da Santa Sé, como do Estado da Cidade do Vaticano, concentrando todos os poderes legislativo, judiciário e executivo. A prefeitura da cidade é chamada de Fábrica de São Pedro e é responsável pela manutenção e limpeza dos prédios históricos.

A segurança geral é feita pela polícia italiana, mas os aposentos do Papa e as entradas da cidade (já que o Vaticano é toda murada) é feita pela Guarda Suíça (aqueles guardas com os uniformes da Idade Média). O Vaticano não pertence a União Europeia, porém a moeda é o Euro.

A economia gira em torno de donativos, a infraestrutura básica (energia elétrica e água) é doada por Roma. Nem sempre a sede da Igreja Católica foi no Vaticano, em um período da Idade Média a sede foi em Avignon na França. Vejam um relato sobre Avignon, passei por lá também.

Passeando pelo Vaticano.

A cidade do Vaticano na primavera e verão é bem movimentada e lotada, se você quiser ver os museus com mais calma, não é um bom período. Além do calor que castiga bastante é sempre aconselhável usar bermuda, camiseta, tênis e levar consigo sempre uma garrafinha de água.

Outro detalhe é que se as mulheres forem de roupas muito curtas, os guias aconselham que evitem entrar no museu assim. Porém, não vi nenhuma mulher sendo parada por causa disso, não é rigoroso.

Lugares legais para se visitar.

  • A Basílica de São Pedro – É uma igreja feita por Michelangelo e outros arquitetos, um dos lugares mais visitados no mundo.
  • Praça de São Pedro – É uma gigantesca praça que fica em frente da Basílica de São Pedro, onde ficam circulando uma multidão de fiéis e de turistas também.
  • Capela Sistina – É conhecida pelo teto pintado por Michelangelo, porém não consegui tirar foto nenhuma da capela, tinha muita gente tentando chegar perto dela. Ou melhor, devo ter passado por ela e nem percebido. Caramba !!! Não vi o Juízo Final, tenho que voltar….
  • Museus do Vaticano – são vários e todos estavam cheios de turistas, passei bem rápido por eles, tem que ir fora de temporada pra conhecer bem.
Back To Top