Argentina – Mendoza

Mendoza é a quarta maior cidade argentina. Um excelente lugar para os amantes do vinho e também para que os que gostam de passeios em vinícolas, montanhas, vales e rios.

Conhecendo Mendoza, na Argentina.

Mendoza é a quarta maior cidade argentina, com altas planícies, fica ao lado da Cordilheira dos Andes e possui uma das montanhas mais altas do mundo, o Aconcágua.

É um excelente lugar para os amantes do vinho (“eno-Disney“) e também para que os que gostam de aventura: passeios com bicicletas em vinícolas e vales, montanhismo, cavalgadas e raftings.

Apesar de ser uma grande cidade, é bem pacata, com uma excelente arborização (contrapondo-se a maior parte da região ao redor, que é desértica).

Um detalhe que percebi que quase todas as ruas possuem canais, eu pensei que era para o esgoto, mais são canais de irrigação para as praças e árvores.

A cidade foi projetada para enfrentar grandes abalos sísmicos (sim, é uma região de terremotos), portanto não possui muitos prédios altos e tem vários pontos de evacuação da população que são as praças principais: Praças da Independência, da Espanha, da Itália, do Chile e de San Martín.

O forte da economia de Mendoza é o turismo, a produção do azeite e do vinho argentino (a região ao redor da cidade é a maior produtora de vinho da América Latina, fazendo parte do seleto grupo dos grandes produtores mundiais).

Bem, existem inúmeras vinícolas e casas de vinhos, não consegui visitar nenhuma delas, como tinha 3 dias, optei por outros passeios, mas o eno-turismo é forte e bem crescente (nos supermercados que fui, os preços do azeite de oliva e dos vinhos são bem acessíveis).

Viajando de Santiago a Mendoza, pela Cordilheira dos Andes.

Como estava hospedado em Santiago do Chile, minha melhor escolha, sem arrependimentos, foi conhecer também Mendoza, as cidades ficam perto uma da outra.

Uma dica, entre Santiago e Mendoza, opte por ir de ônibus, além de ser o melhor custo-benefício, você não cansa por dirigir um carro e aprecia as fantásticas paisagens que aparecem pelo caminho, passa pela famosa Estrada dos Caracoles (muito legal !!! um adendo, essa estrada fica em território chileno, não faz parte de Mendoza!!!) e faz a travessia entre os dois países no alto da Cordilheira dos Andes.

Outro detalhe é que o acesso às duas rodoviárias, tanto a de Santiago, como a de Mendoza, é bem fácil, elas são bem localizadas. Comprei as passagens de ônibus da empresa CATA Internacional (pagamento em peso argentino).

Passeio pelo “Alto da Montanha”, Cerro Aconcágua.

Fiquei hospedado no Abril Hotel, no centro da cidade. Fiz um passeio chamado Alto da Montanha pelo GetYourGuide, bem fácil e simples de se fazer a reserva, o voucher chega online e a empresa lhe manda uma mensagem confirmando pelo celular.

No horário combinado, o motorista da van da empresa (não lembro o nome do motorista e nem da empresa, sorry !!!) e a simpática guia chamada Florência (tem uma foto dela, essa lembrei !!!) nos mostrou uma parte de Mendoza.

De manhã bem cedo ainda, apreciamos a vista das montanhas do Córdon del Plata, paramos na Represa de Potrerillos e na cidade de Uspallata (lógico, parada para o café e comida, vamos a mais de 4.000 metros de altura !!! senti realmente os efeitos da altitude !!!). Seguimos para o Monumento Natural Puente del Inca e a Parada do Incas, conhecemos e almoçamos no Parque Provincial Aconcágua (um lugar bem conservado e limpo) e por chegamos no para visualizar o Cerro Aconcágua.

1 – Parque Provincial Aconcágua – Mendoza – Argentina.