Chile – Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é um extenso cânion que fica perto de Santiago. É um passeio incrível, com belas paisagens, que atrai aventureiros e amantes da natureza da região da Cordilheira do Andes.

Saindo de Santiago com destino ao Cajón del Maipo.

Um dos dias mais legais da viagem que eu fiz para Santiago, foi o passeio para o cânion chamado Cajón del Maipo.  É um lugar bem legal para quem gosta de caminhar e de se aventurar apreciando belas paisagens, e de conviver, com a natureza bem selvagem da Cordilheira dos Andes.

Há vários meios de se chegar até lá, porém na minha opinião, o melhor é ir com uma agência de confiança. Eu utilizei os serviços da agência Viagem Chile. No horário marcado, o guia apareceu com a van e percorremos a região de La Moneda em Santiago, para pegarmos o restante dos visitantes.

Como o dia estava bem ensolarado, eu nem me preocupei com o frio (fui de bermudão e moletom). Mas o guia avisou a todos que o tempo na região do Cajón del Maipo muda constantemente, e mudou, pra minha “sorte”, para um frio congelante.

Saindo de Santiago, paramos na cidadezinha de São José del Maipo para tomarmos um café e eu, para alugar uma roupa bem mais quente (o aluguel é meio carinho…). Dava para observar, de longe, que os cumes das montanhas estavam com neve. Oba !! Tinha nevado na madrugada !!! 

Conhecendo o Embalse del Yeso.

Seguimos viagem pela região do Cajón de Maipo, apreciando as belas paisagens das montanhas e dos vales. A estrada que era boa até um pedaço, transformou-se em uma estrada de terra bem perigosa (se estiver chovendo, o exército já barra a entrada na região). Chegamos, depois de um tempo, ao Embalse del Yeso.

Embalse del Yeso é um reservatório construído na década de 60 pelos militares chilenos, a água é  represada das geleiras que formam o Rio Yeso.  O lugar possui uma das vistas mais espetaculares que já apreciei: o lago é de um verde inacreditável e contrasta com o branco da geleiras que tem nas montanhas. É incrível !!! Isso que eu estava no verão, imagine no inverno.

Bem, depois de inúmeras fotos do local, voltamos todo o percurso e pegamos a estrada para o Volcán San José. Ahh, um aviso !!! Se tiver predisposição a enjoos em viagens, é melhor tomar um remédio, são muitas curvas e também sente-se o efeito da altitude.

Visitando as Termas do Vale Colina (vulcão San José).

Depois de um tempo, ainda em estrada de chão, chegamos ao lugar conhecido como Termas do Vale Colina. As termas são piscinas de água vulcânica, ou melhor, do vulcão San José que fica no final do vale. Através de fotos não é possível dimensionar o tamanho desse vale, mas ele é gigantesco.

Quase no final do passeio, tivemos todos um agradável piquenique com bolachas, pães, bolos, queijo e até vinho. Bem, até de repente, começar a chover e esfriar mais. A volta para Santiago foi outra aventura…..

Back To Top