Chile – Valparaíso

Valparaíso, a cidade portuária chilena que fica perto da capital Santiago, é conhecida pelo colorido de suas casas e ruas. Os painéis de grafites e os passeios pelos “cerros” com vistas maravilhosas para o Pacífico são as grandes atrações de Valpo.

Uma passagem rápida pelo Vale de Casablanca.

Um dos passeios obrigatórios quando se vai ao Chile, é uma visita bate-volta para as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. Valparaíso fica a 120 km de Santiago do Chile, o trajeto é feito pela Ruta 58 e a estrada é bem boa. Antes de chegar a cidade, fizemos uma parada rápida na região do Vale de Casablanca.

1 – Vale de Casablanca, Chile.
(Foto: Marcelo Tanaka)

Chegando na cidade das casas coloridas, Valparaíso-Chile.

Na chegada a Valpo, o tempo estava nublado e um pouco frio em relação a Santiago, mas como era verão, após o meio dia o sol apareceu. A van fez a primeira parada na famosa Casa Museu de Pablo Neruda – La Sebastiana.

Conheci a casa do lado de fora, pois não foi possível visitá-la, estava em reforma. O guia explicou como eram os ambientes da casa, o principal era o bar e o escritório de Pablo Neruda. A casa fica bem no alto do Cerro Bellavista, tem um bonito jardim e também uma vista privilegiada para o Oceano Pacífico.

Subimos na van e a segunda parada foi no alto de mais um cerro famoso, o Cerro Concepción. Começamos a descer a ladeira, passamos por uma pequena rua conhecida como Paseo Gervasoni, bem colorida e com bonitos grafites.

Percebi que as casas desafiam a lei da gravidade, é uma região de terremotos e que qualquer tremor, tudo cai sobre nossas cabeças, literalmente.

Descendo as ladeiras até a região do Porto de Valparaíso.

Quanto mais descia, mais eu admirava os painéis com grandes desenhos, escadarias e becos pintados, representando bem a arte urbana da cidade. Valpo é uma cidade para se conhecer caminhando.

Até chegar ao Porto de Valparaíso, passei por inúmeros hosteis e barzinhos. Já na parte de baixo, peguei a Avenida Errázuriz e cheguei finalmente ao porto.Bem, é um lugar bem movimentado, bem policiado, mas é bom ficar de olho em seus pertences, para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Nessa região, tem várias atrações turísticas, a Plaza Sotomayor, o Monumento a Los Heroes de Iquique (monumento histórico bem conservado), o Prédio da Armada Chilena, o Edifício Reloj Turri (um pouco mais afastado do porto) e a Muelle Prat (tem uma feirinha de artesanato e um quiosque de turismo).

Bem, faltou eu ir nos ascensores, quem sabe numa próxima visita. Eu achei a cidade bem charmosa, eclética e animada.

Back To Top