Itália – Aosta

Aosta é a capital da região italiana conhecida como Valle d`Aosta, rodeada pelo Alpes Italianos e pelo Monte Bianco.

Viajando pela região dos Alpes Franceses.

Depois de visitarmos Genebra, saímos da Suíça e retornamos para a França, na região dos Alpes, um conjunto de montanhas que passa por vários países (França, Suíça, Itália , Áustria, Alemanha, Liechtenstein, Eslovênia e Mônaco).

Como era primavera, quase verão, consegui ver os rios e lagos que se formam com o gelo derretido das geleiras eternas (no inverno e no outono está tudo coberto pela neve).

Foi a primeira vez que eu estava perto de geleiras e estava conseguindo ver a neve (bem…no cume das montanhas..rsrsrs), apesar da temperatura estar amena (uns 20ºC) e eu estar de camiseta e bermuda (um clima bem curitibano, rsrsrs).

Vale a pena uma visita em qualquer estação do ano a esta região, tanto do lado francês, quanto do lado italiano e principalmente dos famosos Alpes Suíços.

1 – Na região dos Alpes Franceses.
(Foto: Marcelo Tanaka)

Passando pelo vilarejo de Chamonix Mont-Blanc na França.

Depois de passar por paisagens deslumbrantes e charmosos vilarejos ao pé das montanhas, começo a observar as estações de esqui e resorts de chalés, estava chegando a lendária estação de Chamonix Mont-Blanc.​

Existem muitas outras estações de esqui, talvez até melhores que Chamonix, porém essa é a última cidade antes da fronteira França-Itália.

Os guias recomendam, se não estiver só de passagem, pegar um teleférico e visitar o Aiguille du Midi (mirante nos Alpes Franceses de onde se avista o Mont Blanc) e ir de trem ao Jungfraujoch (conhecida como o Topo da Europa, fica nos Alpes Suíços).

E pasmem, tem uma estação ferroviária em Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa. Aliás, para todos os lugares da Europa, mesmo os mais difíceis de chegar, tem um meio de transporte seja de trem, bonde, ônibus, carro, barco…

Saindo da região do Vale de Chamonix, aí sim, começo uma longa subida até chegar na montanha mais alta da Europa, o Mont Blanc.

Passando pelo túnel do Mont Blanc – Fronteira entre França e Itália.

E eu já achando meio estranho, se eu vou passar uma fronteira entre dois países, porque estou subindo (ou melhor… quase escalando..rsrsrs) um morro !!! Poxa !!! É que os caras fizeram um túnel no meio da montanha !!!

Há um pedágio para passar pelos 11 km do túnel Mont Blanc (o preço é meio salgado, 44 euros),  entra pela França e chega do outro lado na Itália, na cidade de Courmayeur, já no Valle d’Aosta. Obs: Tenha sempre o passaporte em mãos, esporadicamente ele é pedido nas fronteiras.

Enfim, chegamos a bela cidade de Aosta na Itália.

Enfim, minha primeira parada na Itália, foi em Aosta, fiquei hospedado no Hotel NORDEN PALACE AOSTA.

Como fiquei hospedado por pouco tempo, considerei como um bom hotel, é muito utilizado por montanhistas e também por turistas principalmente na época do inverno que esquiam nas estações de esqui da região.

Aosta é uma bela cidade bem cuidada, limpinha e organizada, conhecida por ter vários castelos, muralhas e igrejas medievais da época do Império Romano.

Ela está localizada na área plana do Valle d’Aosta, é cercada pelas altas montanhas com cumes brancos dos Alpes e pelos rios que surgem do degelo das geleiras, proporcionando belas paisagens naturais.  De manhã, partimos de ônibus para a cidade de Veneza.

Back To Top