Itália – Florença

Florença (capital da Toscana) é considerada o berço do Renascimento. Possui como atrativos turísticos, vários museus e prédios históricos.

Sob o sol da Toscana na Itália.

Saindo de Roma, seguimos rumo a Florença e Pisa. Estamos entrando na região mais rica culturalmente da Itália, a região da Toscana.

Quem nunca ouviu falar dos filmes “Sob o Sol da Toscana” (Diane Lane) , “Beleza Roubada” (Bernando Bertolucci/Liv Tyler), “A Vida é Bela” (Roberto Benigni) e “O Paciente Inglês” (ganhador de 9 Oscar) que foram retratadas na região da Toscana.

Chegando a Florença, já avistei um dos cartões postais da cidade, o Rio Arno e a famosa Ponte Vecchio.  

Um tour pela histórica Florença.

Ao chegarmos no centro histórico, fizemos um tour com a guia local (bem atenciosa por sinal). Os pontos turísticos mais famosos da cidade estão abaixo:

  • Basílica di Santa Maria del Fiore, conhecida como Catedral de Florença ou Duomo de Florença: tem o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, demorou um tempão para ser construída, mas o prédio é maravilhoso, tem vários detalhes nos vitrais, passeio imperdível.
  • Galeria dos Ofícios: abriga várias pinturas e obras primas renascentistas.
  • Ponte Vecchio: uma pitoresca ponte medieval sobre o Rio Arno, de origem romana. Nela existem várias lojas que vendem ouro, jóias e lembrancinhas.
  • Piazza del Duomo: fica na frente do Duomo de Florença.
  • Piazza della Repubblica: praça rodeada de vários cafés e gelaterias.
  • Piazza della Signoria: praça no meio da cidade, fica em frente do Palazzo Vecchio.

Após o tour pelos principais pontos turísticos, tivemos o tempo livre para passear. Enfim, hora do almoço (fome..massas e vinho de novo..), fui numa trattoria recomendada pelo guia da Europa Mundo, não recordo o nome do lugar de novo, mas é um restaurante bem famoso de lá, um que o chefe da cozinha vem recomendar os pratos. Bem, a comida estava muito boa.

Caminhando e apreciando o centro histórico de Florença.

Após o almoço, fui andar pela cidade, o legal de Florença é que o centro não é muito grande, os lugares históricos ficam um do lado do outro.

Fui passeando pela praças e pelas ruelas, até a Ponte Vecchio, onde tem as lojinhas e joalherias. Dizem que é um lugar bom para comprar, um pouco mais barato do que nos centros conhecidos da Europa.

Tomei vários gelatos (estava um dia de muito calor) na Piazza della Repubblica. Não podia faltar a cervejinha nos pubs que existem por lá.

Ao anoitecer, voltamos para o ônibus e fomos para o hotel. Fiquei hospedado em um hotel chamado Ibis Firenze Nord Aeroporto,  era excelente, mas muito longe do centro histórico. Fiquei descansando, de manhã continuaríamos nossa viagem pela região da Toscana.

Back To Top